Exportações portuguesas para a China aumentaram 80 por cento nos primeiros quatro meses do ano
MINORIA(S): Asiáticos Pontuação: 2 | Sentimento 0.25
DATA: 2010-06-08
SUMÁRIO: As exportações de produtos portugueses para a China cresceram 80 por cento nos primeiros quatro meses deste ano face a idêntico período de 2009, atingindo os cem milhões de euros.
TEXTO: A informação foi adiantada pelo ministro da Economia, Vieira da Silva, num encontro com jornalistas que decorreu no interior do pavilhão de Portugal na exposição de Xangai. Os sectores da pasta e do papel, das máquinas e ferramentas e dos vinhos foram os principais impulsionadores desta subida, tendo Vieira da Silva realçado que a China foi um dos poucos mercados que, no ano passado, manteve uma dinâmica de crescimento na importação de produtos nacionais. De acordo com o ministro da Economia, deverá ser anunciada em breve a criação uma linha de crédito específica para o apoio às exportações de bens e serviços para este país, embora não tenha adiantado o valor em causa. Na data em que foi comemorado o Dia de Portugal na Expo de Xangai (ver página 7), o ministro da Economia recebeu a visita do vice-ministro das Finanças da China, Liao, no pavilhão de Portugal. Segundo Vieira da Silva, a China tem hoje uma dupla imagem de Portugal: por um lado, a de um país que fabrica produtos tradicionais; por outro lado, a de um mercado que "fornece bens e serviços modernos, com ligações ao desenvolvimento sustentável" em áreas como as energias renováveis. O projecto Mobi. e (sistema nacional de carregamento de veículos eléctricos), concebido pela EDP, Efacec e Novabase, foi, aliás, um dos que mereceram mais atenção por parte do governante chinês. Na área do ambiente, a ministra da tutela, Dulce Passáro, também presente em Xangai, vai assinar amanhã um memorando com as autoridades chinesas no sentido de financiar projectos que reduzam os impactos ambientais. A estratégia, inserida no âmbito do Protocolo de Quioto, permitirá a Portugal diminuir as emissões de gases poluentes e atingir os objectivos a que se comprometeu, sem cortar tudo no seu próprio mercado. O crescente número de consumidores chineses pode também ser uma oportunidade para o turismo. No entanto, segundo Vieira da Silva, falta ainda delinear a estratégia mais adequada para captar este perfil de turistas, já que preferem férias de circuito em vez de escolher um único destino. Questionado pela TSF sobre as declarações de Cavaco Silva, que pediu aos portugueses para passarem férias em território nacional, Vieira da Silva afirmou esperar que essa atitude não seja replicada por outros chefes de Estado, já que isso significaria a perda de uma importante fonte de receitas. No entanto, acabou por relembrar que o Governo tem dinamizado programas de valorização do turismo interno, algo que ajudou a suster a queda do sector. O jornalista viajou a convite da EDP
REFERÊNCIAS:
Palavras-chave chinês