Operadores já foram lesados em dois milhões de euros pela Marsans
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DATA: 2010-07-16
SUMÁRIO: As empresas que forneciam viagens à agência de origem espanhola já perderam dois milhões de euros. As perdas poderão chegar aos quatro milhões, tendo em conta as reservas futuras.
TEXTO: A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) avançou hoje, em conferência de imprensa, que os operadores turísticos que trabalhavam com a Marsans também foram lesados, à semelhança dos clientes. De acordo com a associação, os prejuízos já sofridos rondam os dois milhões de euros, sendo que poderão aumentar no futuro. As perdas já ocorridas resultam da ausência no pagamento de reservas. A APAVT explicou que "a Marsans recebia o dinheiro dos clientes finais, mas não pagava as reservas aos operadores turísticos". A estes dois milhões de euros somam-se outros dois milhões, correspondentes ao valor das reservas agendadas para o futuro. "Quando há uma ovelha negra no mercado todos somos afectados", referiu Pedro Costa Ferreira, vice-presidente da APAVT. A associação mostrou-se contra a solução apresentada pela comissão arbitral para indemnizar os clientes lesados, que consiste no accionamento das cauções dos operadores turísticos que forneciam as viagens. "Pretende-se que os operadores paguem por aquilo que não venderam, nem deram autorização para confirmar vendido", afirmou João Passos, presidente da APAVT. Resta, agora, esperar que a comissão arbitral se pronuncie sobre casos concretos de clientes lesados. E, se se decidir utilizar a caução dos operadores, a APAVT admite "recorrer aos tribunais" para impugnar essa decisão.
REFERÊNCIAS: