Maior grupo privado de automóveis da China paga 1,49 mil milhões de euros pela Volvo
MINORIA(S): Asiáticos Pontuação: 5 | Sentimento 0.0
DATA: 2010-12-27
SUMÁRIO: A chinesa Geely efectuou o maior negócio de sempre deste país no sector automóvel
TEXTO: A necessidade de uns é uma oportunidade para outros. A Ford queria desfazer-se da marca Volvo, já que necessita de liquidez, e os chineses da Zhejiang Geely, a maior construtora privada de automóveis da China, querem continuar a crescer, associando-se a uma marca de prestígio. As duas partes reuniram-se hoje para oficializar o negócio, concretizando uma aquisição que marca o arranque da semana. Depois de a Ford ter comprado a Volvo por 6, 4 mil milhões de dólares (4, 77 mil milhões de euros), agora vendeu a marca de origem sueca por cerca de dois mil milhões de dólares (perto de 1, 49 mil milhões de euros). Os sindicatos dos trabalhadores da Volvo, que representam 22 mil pessoas e acabaram por aprovar o negócio no sábado, manifestaram-se inicialmente contra a venda, com base no que dizem ser os planos de expansão demasiado vagos e possíveis despedimentos. No entanto, os obstáculos acabaram por ser ultrapassados, e o presidente da Geely, Li Shufu, concretizou a maior aquisição do seu país no mercado automóvel. De acordo com declarações de Li Shufu, a empresa ficará com uma estrutura independente do resto do grupo, mantendo mesmo a sua gestão na Suécia. Uma das razões para esta estratégia é que, desta forma, a empresa mantém-se perto dos seus fornecedores habituais. Conhecida por fabricar automóveis baratos, como o Merrie Star, a Geely tem apostado numa mudança de imagem. Nos últimos anos já começou a contratar estúdios de design, como o alemão Rucker e o italiano Pininfarina, para desenvolver os seus modelos, e tem apostado em projectos de investigação e desenvolvimento (I&D). A ideia é desenvolver modelos de consumo mais eficientes, de menor impacto ambiental e com mais alta tecnologia.
REFERÊNCIAS:
Palavras-chave consumo