Apple torna-se na marca mais poderosa do mundo
MINORIA(S): Asiáticos Pontuação: 2 | Sentimento 0.4
DATA: 2011-05-09
SUMÁRIO: A marca norte-americana destronou a Google como a marca mundial mais valorizada, de acordo com o ranking anual das 100 marcas mais poderosas publico pela consultora Millward Brown.
TEXTO: “Ao enriquecer a sua marca e ao inovar constantemente, a Apple conservou a sua capacidade de vender os seus produtos com preço premium mesmo em período de incerteza económica, e de escrever uma bela história nas quais outras marcas se possam hoje inspirar”, afirma a presidente executiva da Millward Brown, Eileen Campbell, em comunicado. A marca liderada por Steve Jobs, responsável pelo lançamento do iPod e do iPad, valorizou-se 84 por cento no espaço do último ano e atingiu os 153, 28 mil milhões de dólares (cerca de 106, 4 mil milhões de euros). Com efeito, depois de 2006, o valor da Apple já cresceu 859 por cento. Em segundo lugar ficou a Google, que liderou esta classificação durante quatro anos e perdeu agora dois por cento, para 111, 5 mil milhões de dólares. Em terceiro ficou a IBM, seguida da McDonalds, Microsoft e Coca-Cola. O valor das marcas publicado pela Millward Brown baseia-se na “habilidade” das mesmas para gerarem procura, explica a consultora. O montante em dólares, que forma o ranking, “é a soma de todos os ganhos futuros que se espera que a marca gere, descontados para um valor actual”. Ao desenvolverem as suas marcas, os dirigentes das grandes empresas “criam um valor financeiro duradouro para os seus accionistas”, salienta Eileen Campbell. Quase um quinto das 100 marcas mais poderosas a nível mundial, 19, têm origem nos Bric (Brasil, Rússia, China e Índia), quando em 2006 eram apenas duas. A primeira destas é a China Mobile (57 mil milhões de euros, mais nove por cento). Aliás, entre as marcas recém-estreadas nesta tabela, quase metade são chinesas, destaca também o estudo. Exemplos: a China Life Insurance e o Agricultural Bank of China.
REFERÊNCIAS:
Palavras-chave estudo