Microsoft encolhe os ombros à censura para conquistar mercado chinês
MINORIA(S): Asiáticos Pontuação: 12 | Sentimento 0.0
DATA: 2011-07-05
SUMÁRIO: Os resultados em inglês do maior motor de busca chinês, o Baidu, vão passar a ser fornecidos pelo Bing, o motor de busca da Microsoft. A empresa norte-americana quer aproveitar a saída da Google da China para aumentar a sua quota num mercado de 470 milhões de utilizadores. E que está a crescer.
TEXTO: A obrigatória censura dos resultados que levou a Google a sair da China, no ano passado, não impediu o acordo. Os assuntos políticos controversos, como os que estão relacionados com dissidentes ou com Taiwan, vão ser filtrados pelo Bing, que representa 4 por cento do mercado chinês. A Google consegue uma quota de cerca de 20 por cento, mesmo sem uma presença formal na China. De acordo com os dados do Net Applications, que o Guardian cita, o Baidu domina as buscas online no país em clara vantagem para a concorrência – 83 por cento. A aposta está no alargamento do mercado: neste momento, só 30 por cento da população chinesa têm acesso à Internet. Atingir a posição da Google, na China ou noutro qualquer país, é ainda uma miragem; mas a Microsoft quer aproveitar esta parceria para aumentar a penetração na maior economia em ascensão do planeta. O Baidu arrecadou 1, 2 mil milhões de dólares (830 milhões de euros) em receitas publicitárias em 2010, o que representa um aumento de 78 por cento face ao ano anterior. O motor de busca chinês está a crescer e o que tem a ganhar com este acordo é um parceiro internacional, que será importante quando os seus responsáveis decidirem levar a empresa para fora da China. O Bing, pelo contrário, representa uma pequena fracção dos 1, 9 mil milhões de dólares (1, 3 mil milhões de euros) em receitas publicitárias online que toda a Microsoft conseguiu no ano passado. De resto, a empresa recebe quase tanto quanto gasta com este motor de busca.
REFERÊNCIAS:
Palavras-chave chinês