Festa dos Tabuleiros leva hoje a Tomar cerca de 400 mil pessoas
MINORIA(S): Mulheres Pontuação: 2 | Sentimento 0.0
DATA: 2011-07-10
SUMÁRIO: Mais de 700 tabuleiros desfilam hoje pelas ruas do centro histórico de Tomar, na tradicional Festa dos Tabuleiros, iniciativa deverá atrair à cidade cerca de 400 mil pessoas.
TEXTO: O cortejo principal, no qual estão representadas as 16 freguesias do concelho, sai às 16h00 da Mata Nacional dos Sete Montes, com passagem por várias ruas, incluindo a Praça da República, onde são benzidos. Depois da bênção, ainda neste local, o momento mais aguardado é o levantamento, em simultâneo, de todos os tabuleiros, ao terceiro toque do sino. Este ano a organização espera cerca de 400 mil pessoas. Para o desfile, o movimento contabiliza 704 tabuleiros, mais 57 do que em 2007, crescimento que o mordomo, João Victal, atribui “ao interesse das pessoas, à paixão pelos tabuleiros”. Cada tabuleiro, decorado com flores de papel, deve ter a altura da mulher que o leva à cabeça, sendo constituído por 30 pães e tendo no alto uma coroa com a pomba do Espírito Santo ou a Cruz de Cristo. As mulheres desfilam vestidas de branco e com uma fita de cor à cintura ou a tiracolo, a mesma cor da gravata que os respectivos acompanhantes envergam. João Victal considera que a Festa dos Tabuleiros, que classifica como “um dos maiores cartazes turísticos do país e com projecção internacional”, é também o único acontecimento no concelho que “une toda população de Tomar”. A Festa dos Tabuleiros ou Festa do Divino Espírito Santo, considerada uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas do país, tem origem pagã relacionada com a época das colheitas, adquirindo carácter religioso na Idade Média, pela Rainha Santa Isabel, que lançou as bases da Congregação do Espírito Santo. A iniciativa termina amanhã com o cortejo do bodo, onde são distribuídos pão, vinho e carne pelos mais necessitados do concelho. Está prevista a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, para assistir às festividades.
REFERÊNCIAS: