Um em cada três condutores não consegue estacionar à primeira
MINORIA(S): Mulheres Pontuação: 2 | Sentimento 0.25
DATA: 2011-08-04
SUMÁRIO: Estacionar um automóvel será, para muitos, tarefa simples mas também há condutores que sentem esta manobra como um dos momentos mais stressantes. Um estudo recente, pedido pelo construtor Ford à empresa TNS, concluiu que um em cada três condutores europeus não consegue estacionar o carro à primeira tentativa.
TEXTO: Esta dificuldade tem nome. "Denomina-se "aparcofobia" aquilo que um condutor sente e que o faz enervar e suar quando tenta estacionar o seu veículo em paralelo e não o consegue à primeira, deixando os outros condutores atrás de si impacientes e os transeuntes divertidos a observarem", pode ler-se no documento. Em concreto, 32% dos condutores europeus assumiram que precisam "de mais do que uma tentativa de estacionamento em paralelo". Percentagem que sobe para os 41% no caso das mulheres. O inquérito quis saber também qual a percepção que cada sexo tem do outro. Mais de metade dos condutores (56%) pensam que os homens são melhores em estacionamento paralelo do que as mulheres, enquanto apenas 12% afirmou que as mulheres são melhores. Por outro lado, 4% das mulheres defendem que as suas congéneres são melhores, ao passo que 41% entendem que os homens estacionam melhor. Os condutores russos são os que mais admitem precisarem de mais do que uma tentativa para estacionar (40%), seguidos de bem perto pelos do Reino Unido (39). O proverbial rigor alemão parece reflectir-se também a este nível: apenas 26% afirmam que necessitam de mais do que uma tentativa para fazer a marcha-atrás com precisão e sem tocar no passeio. O estudo faz ainda algumas comparações, como a que conclui que os novos condutores classificam o estacionamento em paralelo tão stressante como as compras de Natal. E é duas vezes mais stressante do que uma visita dos sogros ou do que a condução na auto-estrada. Em Itália, os condutores classificam o estacionamento em paralelo tão stressante como uma ida ao dentista. A pesquisa para este estudo foi realizada em Maio nos seis maiores mercados europeus de automóveis - Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Rússia. Foram entrevistadas mil pessoas por país, excepto na Rússia (1500). Várias ajudasEspecialmente atentas a este e outros fenómenos, as marcas propõem vários sistemas de ajuda ao estacionamento, normalmente pagos como extras. Os mais simples são os já comuns sensores no pára-choques que emitem um sinal sonoro que vai diminuindo de intermitência, até se tornar contínuo, à medida que se aproxima de um obstáculo. Há também sensores para os pára-choques dianteiros e câmaras que, para lá de mostrarem o que existe na traseira do veículo, têm "guias" sobre a imagem que indicam a melhor trajectória para estacionar. Inclusive, começam a surgir câmaras mais avançadas que mostram o que se passa à volta de todo o carro. Mas o que encanta qualquer condutor com dificuldade em arrumar a viatura são os sistemas, automáticos ou semiautomáticos, que colocam o carro no lugar sem que seja preciso sequer mexer no volante.
REFERÊNCIAS:
Palavras-chave homens ajuda sexo estudo mulheres