Um em cada dez portugueses faz compras online
MINORIA(S): Mulheres Pontuação: 5 | Sentimento 0.0
DATA: 2011-11-05
SUMÁRIO: São sobretudo estudantes, entre os 25 e os 34 anos e ligeiramente mais homens do que mulheres – 10,3% dos portugueses entre os 16 e os 74 anos usou este ano a Internet para encomendar bens e serviços, revela o Instituto Nacional de Estatística.
TEXTO: Os dados – publicados hoje e resultantes do inquérito anual sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação pelas famílias (que auscultou 7175 agregados familiares) – mostram um aumento de 0, 8 pontos percentuais no número de portugueses que recorre à Internet para comércio electrónico: eram 9, 5% em 2010, ano em que se registara uma ligeira descida face aos números de 2009. A região de Lisboa, com 13, 5%, é aquela em que a prática é mais frequente, seguida do Algarve (11, 6%) e Alentejo (10, 9%). Sem surpresas, são as faixas etárias mais jovens as que mais compram online: 19, 2% destes cibernautas têm entre 25 e 34 anos e 16, 3% têm entre 16 e 24. Entre os homens, que habitualmente surgem ligeiramente à frente das mulheres na adopção de tecnologias de informação, 11, 2% dos inquiridos disseram ter recorrido ao comércio electrónico, o que está 1, 7 pontos acima das mulheres que responderam positivamente. Os números do INE indicam ainda que 58% dos agregados familiares têm acesso à Internet, um indicador que tem vindo sempre a subir desde os 15, 1% registados em 2002. Destes, praticamente todos (98%) têm Internet de banda larga. O INE publicou também dados sobre o uso das tecnologias de informação nas empresas com mais de nove pessoas: 95% já usam Internet e 85, 7% têm acesso de banda larga. Porém, pouco menos de metade (49, 3%) disponibiliza um site. Estes indicadores tendem a subir à medida que aumenta o número de funcionários das empresas inquiridas.
REFERÊNCIAS:
Palavras-chave homens mulheres