Renault prepara carro ultra low-cost por 2500 euros
MINORIA(S): Animais Pontuação: 6 | Sentimento 0.0
DATA: 2011-11-23
SUMÁRIO: A Renault está a desenvolver um veículo bem mais barato do que um Dacia Logan. A viatura deverá custar cerca de 2500 euros e tem como principal objectivo competir nos mercados emergentes, países com muita população que hoje anda de bicicleta, moto ou triciclos motorizados, mas que ambiciona comprar automóvel.
TEXTO: A hipótese de este veículo ultra low-cost ser vendido na Europa está em cima da mesa, mas convém recordar que as exigências do mercado europeu, nomeadamente ao nível de segurança e emissões poluentes, tornam os automóveis mais caros. A ideia é desenvolver um veículo que seja três vezes mais barato do que um Dacia Logan, que, actualmente, é vendido a partir de 7700 euros, em França – em Portugal o Dacia mais acessível é o Sandero, à venda a partir dos 8950 euros. A equipa que vai desenvolver esse automóvel será liderada por Gérard Detourbet, responsável pelos projectos de baixo custo da empresa e que vai começar a trabalhar a partir de 1 de Janeiro de 2012, disse uma fonte da Renault ao jornal francês La Tribune. Este grupo vai desenvolver não só o automóvel (cujo tamanho deverá aproximar-se de um Renault Twingo), mas também uma plataforma específica e um motor de baixo custo, diz o diário francês. Em Setembro deste ano, no Salão Automóvel de Frankfurt, Gérard Detourbet tinha dito que estava a “trabalhar arduamente” num carro que fosse mais barato do que o Dacia Logan. Porém, a Renault não quis dar mais informações sobre o projecto, adiantando apenas que o novo carro de 2500 euros não seguirá o formato Dacia, pois este iria exigir uma plataforma demasiado cara para um projecto “tão minimalista”. Pelo que o PÚBLICO apurou, numa fase inicial, a Renault equacionou fazer um contrato com o fabricante indiano de triciclos motorizados Bajaj para produzir o veículo de 2500 euros na Índia. No entanto, o contrato não avançou. O possível contrato gerou algumas tiradas irónicas entre os quadros da empresa francesa, nomeadamente acerca da possibilidade de o veículo dispor de três ou quatro rodas. Piadas à parte, o futuro automóvel deverá ter mesmo quatro rodas, não se sabendo ainda onde vai ser construído. A intenção da Renault de construir um carro de 2500 euros faz todo o sentido, uma vez que o construtor está a conhecer um assinalável sucesso com a gama low-cost Dacia, que também é vendida com emblema Renault em algumas paragens, como o Irão, Rússia ou América Latina. A Dacia é uma marca romena que estava em vias de extinção quando foi adquirida pela Renault. Deverá render entre 750 mil e 800 mil unidades este ano e a Renault ambiciona atingir um milhão em 2013.
REFERÊNCIAS:
Palavras-chave extinção